sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Alunos visitam a Biblioteca Infantil.

Primeira escola a visitar a Biblioteca Infantil Monsenhor Bruno na gestão do novo Secretario de Turismo Tiago Sales Lima”, foi a Escola de Ensino Fundamental Adolfo Caminha, situada no Conjunto COAB (Alta da Cheia).
Alunos:
Sheila Marques da Silva
Josineide Ferreiro  da Costa
Bruno Lobão Barbosa
Lucas Herman Firminino
Suzany Maria da Silva
Bruna da Silva Nascimento
Danilson da Silva
João Lenno
Graciliano Braga Nogueira
Diana da Silva Sena
Daniele Sousa Lima
Ailky José Silva Santos
Maria  Ana de Oliveira
Larissa Ferreira da Silva
Maria Jaqueline Maia da Silva
Deuliane
Francisco
Educadoras:
Samara das Chagas
Francisca Edila Soares Coelho
Diretora: 
Maria Gorete Alcântara

Dicas de leitura.


Olá, amiguinho. Hoje, eu quero fazer um convite muito especial a você. Vamos conhecer os bons conselhos que Dona Vitinha (mãe) de Dino dá para ele e sua irmã Carlota.
Ás vezes Carlota e Dino se chateiam com tantos conselhos.
Estou esperando você para juntos descobrir-mos os conselhos que Dona Vitinha dá para seus filhos.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Biografia de Monsenhor Bruno

Sacerdote virtuoso e culto possuía o coração de um franciscano e o espírito de um beneditino. Ainda aluno, ensinou no Seminário de Fortaleza, onde se ordenou a 30 de novembro de 1875. Foi professor do Seminário e interinamente do Liceu, cadeira de Filosofia; dirigiu o Ateneu Cearense e o Instituto de Humanidade. Em Manaus, foi professor de Latim do Liceu Amazonense, no Seminário, Externato São José e Colégio Santa Tereza; também ministrou aulas de Latim, no Maranhão. Voltando ao Ceará foi professor interino de Aritmética, na Escola Normal e efetivo de Latim, no Liceu. Em sua vida eclesiástica, foi Vigário de Soure, hoje Caucaia e de Maranguape, Cônego Honorário da Sé do Pará, presidente da União do Clero, governou o Bispado na ausência de D. Joaquim José Vieira, Vigário-geral do Bispado, Protonotário Apostólico "ad instar", por nomeação de Leão XIII, Examinador Sinodal do Bispado e pároco do Aracati, sua terra natal, até o fim dos seus dias. É o nome de uma das principais ruas de Fortaleza; Aracati, em sua homenagem, ergueu-lhe uma herma e construiu-lhe duas praças que ornam a cidade. Publicou: "Oração Fúnebre" por ocasião das exéquias do Papa Leão XIII; "Os Dois Primeiros Bispos do Ceará"; "Sermão sobre a Imaculada Conceição", e "Os Primeiros Bispos do Ceará". Monsenhor Bruno faleceu em Aracati, a 29 de setembro de 1930, sendo o seu féretro acompanhado, até a última morada, por toda a população, em preito de grande veneração.

Fonte: Revista editada pelo Banco do Nordeste do Brasil-BNB em 1982. Pesquisa de dados e texto de Nícolas Almeida