segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

10 dicas para a criança voltar bem às aulas...

Volta às aulas é sempre um momento de ansiedade para as crianças. Para muitas delas, o retorno à rotina diária de acordar cedo, ter horários pré-estabelecidos e voltar ao ritmo normal das atividades é difícil. Para você preparar as crianças (e se preparar também), confira nossas dicas.

1. Eles passaram as férias sem horário certo para acordar ou ir dormir. E agora, como fazer para levantarem cedo e bem dispostos? A psicóloga infantil Maria Lúcia Pinto recomenda que a rotina de horários volte a ser aplicada uma semana antes. "Na semana anterior à volta às aulas os pais devem se preocupar em readaptar as crianças aos horários de acordar e dormir que serão seguidos durante o ano inteiro". Maria Lúcia explica que a readaptação deve ser feita aos poucos para não estressar nem deixar a criança ansiosa. Acordar seu filho um pouco mais cedo e dormir um pouco antes todos os dias vai ajudar na volta à rotina.

2. Na hora de comprar o material escolar, leve a criança e deixe-a ajudar a escolher algumas coisas - sempre explicando seus limites financeiros.

3. Ajude-a a preparar o local onde fará as lições de casa e, enquanto isso, converse com ela. Deixe a criança segura e mostre como é importante conhecer pessoas e assuntos novos. "Enfatizar os aspectos positivos da escola é fundamental para que a criança queira freqüentar as aulas novamente", explica Sandra Maria Hortenze, pedagoga.

4. Crianças menores tendem a sofrer mais com a separação. Estimule a confiança do seu filho em diversos momentos durante o período que antecede a volta às aulas. "Se marcar de fazer, faça. Se combinar de ir buscar em tal horário, vá. Se ele já está inseguro e sofrendo pela separação é necessário mostrar que você vai deixá-lo pela manhã, mas voltará para buscá-lo na hora combinada. Estimular a confiança é uma forma de reduzir este sofrimento", explica Bárbara Goulart, professora.

5. "A alimentação deve acompanhar a rotina da criança", diz Gabriele Berton Cunha Bueno, especialista em nutrição clínica infantil da escola Estilo de Aprender. Mantenha uma dieta equilibrada para o seu filho.

6. Limite o consumo de alimentos com cafeína, como chás e chocolates, durante a semana anterior à volta às aulas. Esse tipo de substância estimulante pode deixar as crianças mais ansiosas

7. Separe o uniforme e prepare o lanche no dia anterior para evitar surpresas e possíveis constrangimentos nos primeiros dias de aula.

8. Saia de casa com antecedência para que seu filho não chegue atrasado nos primeiros dias de aula.

9. Quando voltar para casa, pergunte como foi seu dia. Procure saber detalhes. "Isto estimula a criança a voltar no dia seguinte", explica Sandra Maria Hortenze, pedagoga.

10. Lembre-se sempre: A readaptação não é instantânea e requer paciência, tanto sua, como das crianças.

Volta as aulas,,,

 
 
"Alunos, professores e funcionários, sejam bem vindos ao início de mais um ano letivo, trabalhando em harmonia, juntos atingiremos nossos objetivos pessoais e profissionais." ( Luis Alves)